quinta-feira, 29 de maio de 2008

Samsung inventa a memória gráfica mais rápida do mercado

A Samsung afirma ter inventado a memória gráfica mais rápida do mercado, capaz de transferir dados a 6GB/seg.
Segundo a empresa, a série cinco com chips GDDR5 (graphics double-data-rate) é quatro vezes mais rápida do que os chips que podemos encontrar instalados hoje nas consolas.

Os chips vão ser introduzidos no mercado com uma densidade de 512MB (16MBx32). A Samsung acredita que o o GDDR5 vai estar instalado em metade dos computadores de topo já em 2010.

A Samsung não é o primeiro fabricante a apresentar o GDDR5 ao mercado. A Hynix já anunciou chip de 1GB GDDR5 e a Quimonda já confirmou ter chips no mercado no ínicio de 2008.

Fonte: Exame Informática

Guia de hardware para iniciantes part 2

Placa de vídeo

Eis outra placa importante em um computador. Cabe à placa de vídeo gerar tudo o que vai aparecer em seu monitor, como imagens de jogos e de aplicações, efeitos, etc. Hoje, tem-se uma imensa variedade de placas, porém, as marcas mais conhecidas desse segmento são a ATI e a NVIDIA, duas fortes concorrentes. Na verdade, ambas produzem o chip gráfico (uma espécie de processador responsável pela geração de imagens, principalmente em aplicações 3D). Quem produz as placas são outras empresas, como MSI, Powercolor, Gigabyte, Asus, etc.

É possível encontrar no mercado placas-mãe que possuem placas de vídeo onboard, isto é, o vídeo já vem integrado junto à placa-mãe. Isso permite economia de gastos, porém afeta o desempenho do computador, já que o processador passa a fazer o trabalho que é executado pelo chip gráfico em placas normais. As placas de vídeo antigas usavam o slots PCI e AGP. Hoje, o padrão é a tecnologia PCI Express (PCI-E).

Foto de uma placa de vídeo

Drives de Disquete e CD-ROM/DVD

Os drives de disquete são itens cada vez mais em desuso, tanto que já é comum encontrar PCs que não utilizam esse dispositivo. O disquete consiste em uma espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. Por oferecerem pouco espaço para armazenamento de dados e por darem muitos problemas (qualquer campo magnético é capaz de desorganizar as informações gravadas), esses discos estão perdendo sua utilidade.

O drive de CD-ROM/DVD é, basicamente, o dispositivo que lê CDs e/ou DVDs. Hoje é comum ter aparelhos leitores de CDs/DVDs que também fazem gravação de dados. Até pouco tempo atrás, o mercao contava apenas com leitores e gravadores de CD. Atualmente, esses drives trabalham com CDs e DVDs. A seguir, uma lista dos diferentes tipos de drives de disco existentes:

CD-ROM: mencionado acima, serve apenas para ler CDs. Mais informações sobre isso aqui;
CD-RW (gravador): serve para ler e gravar CD-Rs e CD-RWs. Para mais informações sobre esse tipo de mídia, clique aqui;
CD-RW + DVD (combo): serve como leitor de CD-ROM e de DVD, além de gravador de CDs;
DVD-RW (gravador): esse drive é um dos mais completos, pois lê e gravas CDs, assim como lê e grava DVDs.

A imagem a seguir mostra um drive leitor de DVDs:

Drive leitor de DVDs

Note que, em um futuro não muito distante, os drives de DVD poderão perder espaço para as unidades Blu-ray e HD-DVD.

Placas adicionais

Também chamadas de placas de expansão, neste grupo, estão as placas que adicionam funcionalidades ao computador: placas de som, placas de rede, placa de captura de vídeo, etc. As placas de expansão atuais são encaixáveis em slots PCI e em slots PCI Express.

Monitor

Esse é um item de extrema importância. Semelhante a uma TV, é responsável por transmitir informações visuais. Por muito tempo, a tecnologia mais usada nos monitores foi o CRT (Cathode Ray Tube), que está perdendo espaço para a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display). Os monitores CRT mais antigos apresentavam uma tela com um certo encurvamento, porém, existem modelos CRT com tela plana que proporcionam maior conforto visual.

Os monitores mais comuns encontrados no mercado oferecem telas nos tamanhos de 15", 17" e 19" (lê-se o símbolo " como polegadas). Hoje em dia, é muito mais vantajoso ter um monitor com pelo menos 17", uma vez que a diferença de preços em relação a modelos menores é pequena.

A Imagem abaixo mostra um monitor LCD:

Foto de um monitor LCD

Gabinete

O gabinete é uma caixa metálica (e/ou com elementos de plástico) vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador (placas, HD, processador, etc). Geralmente encontrados nas cores bege e preta, cada vez mais surgem modelos que possuem algum tipo de arte, que adicionam cores, luzes e outros elementos chamativos ao gabinete. Normalmente, são os próprios usuários que fazem esses enfeites no computador. É o chamado case modding.

No gabinete, fica localizada também a fonte de alimentação, que serve para converter corrente alternada em corrente contínua para alimentar os componentes do computador. Assim, a placa-mãe, os drives, o HD e o cooler, devem ser ligados à fonte. As placas conectadas nos slots da placa-mãe recebem energia por ela, de modo que dificilmente precisam de um alimentador exclusivo. Gabinetes, fontes e placas-mãe precisam ser de um mesmo padrão, do contrário, acaba sendo praticamente impossível conectá-los. Os padrões em uso atualmente são o ATX e AT (este último descontinuado).

Os gabinetes verticais podem ser encontrados em 3 tipos básicos:

Mini Tower: pequeno, possui apenas 3 baias (visto na imagem abaixo);
Mid Tower: médio, possui 4 baias;
Full Tower: grande, com mais de 4 baias.

As baias são aquelas "gavetinhas", no português vulgar, localizadas na parte frontal do gabinete. Nos espaços das baias é que drives de CD, DVD e outros são encaixados.

Nos gabinentes, ainda é possível encontrar os seguintes itens:

- Botão TURBO (apenas em gabinetes antigos)
- Botão RESET
- Botão ou chave para ligar o computador (POWER)
- LED de POWER ON
- LED indicador de modo turbo (apenas em gabinetes antigos)
- LED indicador de acesso ao disco rígido (indica que o disco rígido está sendo acessado)
- Display digital para indicação de clock (apenas em gabinetes antigos)

Gabinente ATX

Periféricos gerais

Para finalizar, falta ainda citar o teclado, o mouse e o som. Obviamente, o teclado serve para a digitação, porém, ele também pode ser usado em jogos e em combinações de teclas para acesso rápido a determinados aplicativos. Existem, inclusive, teclados que fogem ao padrão convencional (como o que é visto na imagem abaixo) e adicionam recursos extras no acesso à aplicações multimídia.

Os mouses, dispositivos que servem para guiar uma seta (cursor) na tela do computador, também são itens essenciais. Existem, basicamente, dois tipos de mouse: o de "bolinha", que usa uma esfera para movimentar o cursor; e o mouse óptico, que faz a movimentação da seta através de laser, dando, inclusive, mais precisão ao movimento. Dê preferência a este último.

Mouses e teclados costumam ser conectados ao computador através de portas chamadas PS/2. No entanto, há no mercado modelos que são plugados em entradas USB, que também servem para conectar câmeras digitais, MP3-players, pendrives, impressoras, scanners, etc. Algumas placas-mães sofisticadas oferecem também entradas FireWire, muito utilizadas para a conexão de HDs externos e filmadoras digitais. Antigamente, mouses utilizavam conectores seriais, teclados faziam uso de uma porta denominada DIM e impressoras e scanners usavam uma entrada chamada paralela.

Portas paralela, serial e PS/2

Por fim, há a questão do som. Com o lançamento de jogos cada vez mais realistas e o aumento no uso do computador para aplicações multimídia, hoje, vale a pena adquirir caixas de som de qualidade, que fazem uso de 5 ou mais canais de áudio. Com o auxílio de tecnologias como a Surround 3D, é possível obter som de alta qualidade em filmes, jogos ou na execução de músicas. Para aproveitar esses recursos, além das caixas de som, é necessário que a placa de som ofereça tais funcionalidades. Felizmente, quase todos os modelos atuais oferecem essas vantagens.


Teclado

Finalizando
Este guia foi desenvolvido para servir de base aquem está dando os primeiros passos no mundo da informática. O texto focalizou os principais componentes de hardware encontrados em um computador. Boa parte dos itens é acompanhado de links que explicam com mais detalhes determinadas tecnologias, de forma que seja possível ao leitor entender melhor os recursos que mais lhe interessam.

Guia de hardware para iniciantes part 1

Introdução
Hoje, o mercado de trabalho exige conhecimentos básicos de informática, não só no que se refere aos softwares, mas ao hardware também. Deve-se saber, por exemplo, o que é um HD (Hard Disk), para que serve o processador, qual a função da memória RAM, etc. Nada de recursos avançados, isso pode ser deixado para quem quer se aprofundar no assunto. No entanto, ter conhecimento básico do assunto é essencial, até mesmo para lidar com determinadas situações, como os casos de pessoas que têm peças do seu computador trocadas por outras mais velhas durante um serviço de manutenção. Com um pouco de entendimento sobre hardware, esse e outros problemas podem ser evitados. Este artigo, voltado a iniciantes ou àqueles que tiveram um "branco" no assunto, mostrará um resumo sobre cada uma dos principais componentes de um computador, assim como sua utilidade e suas principais funções. Para mais detalhes, visite a seção Hardware do InfoWester.

Divisão do computador

Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos. Outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, etc.

Software: consiste na parte que "não se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde estão incluídos as aplicações, os programas e o sistema operacional.

Processador

Este é o grande pivô da história. O processador, basicamente, é o "cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções existentes. Quanto mais rápido for o processador, mais rápido as instruções serão executadas.

Todo processador deve ter um cooler (ou algum outro sistema de controle de temperatura). Essa peça (que lembra um ventilador) é a responsável por manter a temperatura do processador em níveis aceitáveis. Quanto menor for a temperatura, maior será a vida útil do processador. A temperatura sugerida para cada processador varia de acordo com o fabricante, com o mecanismo e com o desempenho. Procure saber com o fabricante qual a temperatura ideal para o seu processador. Se o valor estiver acima do limite, talvez seja necessário melhorar a ventilação interna do computador. Para conhecer a temperatura, fabricantes de placas-mães costumam oferecer programas próprios para isso. Em muitos casos, também é possível obter essa informação no setup do BIOS (visto no item placa-mãe, mais adiante).

Vale ressaltar que cada processador tem um número de pinos. Por exemplo, o Athlon XP tem 462 pinos (essa combinação é chamada Socket A) e, logo, é necessário fazer uso de uma placa-mãe que aceite esse modelo (ese socket). Assim sendo, na montagem de um computador, a primeira decisão a se tomar é qual processador comprar, pois a partir daí é que se escolhe a placa mãe e, em seguida, o restante das peças.

O mercado de processadores é dominado por duas empresas: Intel e AMD. Eis alguns exemplos de seus processadores: Intel Pentium 4, AMD Duron, AMD Athlon 64, AMD Athlon XP (visto na imagem abaixo), Intel Celeron, AMD Athlon 64 X2 e Intel Core 2 Duo.

Processador Athlon XP

Memória RAM

RAM significa Random Access Memory (memória de acesso randômico). Nela, os dados se perdem quando o computador é desligado. Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou tirados do HD (Hard Disk- Disco Rígido). Existe também uma categoria chamada memória ROM, que armazena permanentemente os dados. Para se informar melhor sobre as diferenças entre RAM e ROM, clique aqui. Existe mais de um tipo de memória RAM. Cada um tem uma forma de encapsulamento e um modo de funcionamento. Atualmente, o tipo de memória mais usado é a DDR2, cuja imagem é visto a seguir.

Memória DDR2

Disco Rígido

O Disco Rígido, cujo nome em inglês é Hard Disk (HD), serve para armazenar dados permanentemente ou até estes serem removidos. Fisicamente, os HDs são constituídos por discos. Estes são divididos em trilhas e estas são formadas por setores. Os HDs podem armazenar até centenas de gigabytes. A velocidade de acesso às informações dos discos dependem da velocidade em que estes giram. Os padrões mais comuns são de 5.400 rpm (rotações por minuto), 7.200 rpm e 10.000 rpm.

Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controle. As existentes são a IDE (Intergrated Drive Electronics), SCSI (Small Computer System Interface) e SATA (Serial ATA). Um pequeno detalhe: os HDs também podem ser chamados de "Winchester", porém esta é uma antiga denominação.

A imagem abaixo mostra a parte interna de um HD. Repare nos discos (pratos), o local onde os dados são gravados:

Imagem interna de um HD

Placa-mãe

Essa peça também pode ser interpretada como a "espinha dorsal" do computador, afinal, é ela que interliga todos os dispositivos do equipamento. Para isso, a placa-mãe (ou, em inglês, motherboard) possui vários tipos de conectores. O processador é instalado em seu socket, o HD é ligado nas portas IDE ou SATA, a placa de vídeo pode ser conectada nos slots AGP 8x ou PCI-Express 16x e as outras placas (placa de som, placa de rede, etc) podem ser encaixadas nos slots PCI ou, mais recentemente, em entradas PCI Express (essa tecnologia não serve apenas para conectar placas de vídeo). Ainda há o conector da fonte, os encaixes das memórias, enfim.

Todas as placas-mãe possuem BIOS (Basic Input Output System). Trata-se de um pequeno software de controle armazenado em um chip de memória ROM que guarda configurações do hardware e informações referentes à data e hora. Para manter as configurações do BIOS, em geral, uma bateria de níquel-cádmio ou lítio é usada. Dessa forma, mesmo com o computador desligado, é possível manter o relógio do sistema ativo, assim como as configurações de hardware.

A imagem abaixo mostra um exemplo de placa-mãe. Em A ficam os conectores para o mouse, para o teclado, para o áudio, etc. Em B, o slot onde o processador deve ser encaixado. Em C ficam os slots onde os pentes de memória são inseridos. D mostra um conector IDE. Em E é possível ser os conectores SATA. Por fim, F mostra os slots de expansão (onde pode-se adicionar placas de som, placas de rede, entre outros), com destaque para o slot PCI Express 16x (azul) para o encaixe da placa de vídeo.

Placa-mãe Asus

Samsung: 1TB = US$ 199

26/05/2008 11:33

A Samsung anunciou um HD de baixo custo com 1 Terabyte de capacidade que estará disponível em Junho por US$ 199. Com o desejo crescente por conteúdo multimídia, HDs com mais capacidade estão de tornando importantes para aqueles que precisam armazenar tal conteúdo.

De acordo com a Samsung, as especificações suprirão as necessidades dos usuários e o novo drive consumirá 50% menos energia do que outros modelos de 1TB.

MSI: placa baseada no P45 com 8 slots de memória

obs: Eu tenho computadores com 2 slots apenas. Mas, seria vantajoso colocar 8 memórias pequenas, ou uma ou duas memórias grandes?
23/05/2008 18:40

De acordo com o site FudZilla, o Impress obteve algumas fotos de uma placa baseada no chipset P45, ou possivelmente no P43, que ainda não havia sido vista publicamente. O que chamou mais a atenção nesta placa, é o fato que que ela possui 8 slots para memória.

Quatro destes slots são para memórias DDR2, e os quatro restantes são para DDR3. Ainda não se sabe se esta placa será ou não produzida em massa, mas provavelmente deveremos ver mais informações sobre ela na Computex.

Logitech anuncia novos mouses V450 Nano para notebooks

Este é para o professor =)...
23/05/2008 17:54

A Logitech anunciou sua nova linha de mouses V450 Nano para notebooks. Os mouses possuem um avançado sensor laser que oferece melhor precisão e duração de bateria de até 12 meses e usam a tecnologia sem fio de 2.4GHz da Logitech.

A linha V450 Nano estará disponível nos EUA a partir do final de Maio por US$ 49,99 e na Europa em Julho.

Google Phone



Após muitos posts a espera terminou: Google apresentou hoje na conferência I/O o novo aparelho Dream fabricado pela HTC que virá equipado com o sistema operacional Google Android.

Segundo informações do blog Engadget, dispositivo terá aproximadamente 7,62 cm podr 12,7 cm de tamanho e virá equipado com tela touchscreen e teclado slider. Aparentemente o dispositivo virá com um acelerômetro que permitirá inclinar o aparelho para pode se deslocar no Google Maps ou Street View.

A única surpresa para nós é que ele é muito parecido com o iPhone. Pelo menos em termos de funcionalidades. Os gráficos são ótimos.

Se conseguirem produzir por um preço mais baixo que o iPhone, logo o mundo estará cheio destes aparelhos e quem terá que cuidar para não perder mercado será a Nokia.

O primeiro GPhone ainda não está à venda, mas já podemos sonhar.


segunda-feira, 26 de maio de 2008

Clube do Hardware.

Aqui mais uma propaganda de um importante colaborador para este blog, sem sombra de dúvidas.
CLUBE DO HARDWARE.
Este site contem informações sempre recentes, e muito bem organizadas, vale a pena conferir. E é claro que as de destaque estarão aqui no blog.

http://www.clubedohardware.com.br/

off-topic: Certificados digitais

Uma grande mudança está em curso no mundo da internet: a consolidação dos Certificados Digitais. Quando duas pessoas se encontram para realizar uma transação, o primeiro passo que adotam é conhecer a identidade do interlocutor, ou seja, uma pessoa quer saber com quem está transacionando. Uma das maiores diferenças entre transações on-line e transações presenciais é que, enquanto nessas últimas as partes se encontram e podem trocar documentos de identificação, as transações on-line geralmente ocorrem sem que as partes jamais se encontrem. Daí surge o problema: como uma parte saberá de fato a identidade da outra? A tecnologia dos certificados digitais fundamenta-se em dois pilares: criptografia assimétrica forte e credibilidade de autoridade certificadora.Yan Lucas Yamada
16/05/2008

Veja todo o artigo em:
http://www.guiadohardware.net/artigos/certificado-digital/

Intel vai lançar novos processadores

20/05/2008 18:52

A Intel está planejando reduzir os preços de seus processadores para desktops no terceiro trimestre deste ano, juntamente com o lançamento de novos modelos quad e dual-core.

O Core 2 Quad Q9650 (3GHz) deverá custar US$ 530 em lotes de mil unidades, enquanto que o Core 2 Quad Q9550 terá seu preço reduzido em 40%, de US$ 530 para US$ 316.

Mais informações


fonte: http://www.baboohardware.com.br/

Wikipédia Categoria:Hardware

Uma categoria muito completa "para nosso tema" na Wikipédia:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Hardware

terça-feira, 20 de maio de 2008

Futuro: monitor integrado com teclado

Novo monitor integrado com teclado da Microsoft, adaptado para a época em que pessoas costumam ver vídeos, imagens e áudio na web

http://www.wikidoido.com/Futuro:_monitor_integrado_com_teclado

Futuro sem o Mouse?

O mouse está fazendo 45 anos. Ele ajudou, e muito a humanidade em sua "loucuras digitais". Agora parece que a sua aposentadoria está próxima.

Este video no You Tube mostra como usaremos nossos computadores sem precisar de mouse:

http://www.youtube.com/watch?v=Yx9FgLr9oTk

Monitor tem zero gasto de energia em 'stand by'

Colocar o computador em repouso economiza energia, mas não tanto quanto se imagina. Pensando nisso, a Fujitsu desenvolveu um monitor que, em modo de descanso, não gasta nada de energia.

Isso só é possível graças a um interruptor que desliga completamente o monitor quando o sinal vindo do computador é interrompido, e o traz rapidamente de volta quando o sinal reaparece, segundo o site Physorg. O produto, apelidado de "zero-watt", recebeu o prêmio "Inovação do ano" na última edição do CeBIT.

A Fujitsu Siemens, devido a um acordo ecológico, planeja implementar esse e outros sistemas em notebooks, PCs e servidores. De acordo com o site TreeHugger, o modelo será vendido a partir do segundo semestre deste ano, com preço de um monitor convencional.

(off-topic) 15 maiores fracassos tecnológicos

Navegando pela internet, encontrei uma matéria interessante da revista PCWORLD, é um off-topic (fora do tema do blog) mas muito interessante e engraçado. É muito divertido ver e conferir as grandes mancadas das empresas de tecnologia.
Tire um pouquinho do seu tempo para ler a reportagem, você vai gostar ...

"Conheça os 15 maiores fracassos tecnológicos de todos os tempos
Emru Townsend, da PC WORLD/EUA
07-05-2008
Todos pensavam que esses produtos iriam revolucionar a tecnologia. Mas nem chegaram a existir - e pode-se até agradecer por isso."

http://pcworld.uol.com.br/reviews/2008/05/07/conheca-os-15-maiores-fracassos-tecnologicos-de-todos-os-tempos/

fonte: PCWORLD

E-Book Manual de Hardware Completo.

Encontrei aqui na internet um e-book muito interessante sobre hardware, MUITO INTERESSANTE, vale a pena conferir. Abaixo um link do e-book, e também links direto para os capítulos...
Vale a pena:

E-Book Manual de Hardware Completo, Por Carlos E. Morimoto 4º ed
Última atualização: Junho de 2002
Versão HTML

Nota do autor :
"O meu livro "Manual de Hardware Completo" foi escrito em 2000, lançado em versão impressa e depois transformado em ebook. Por volta de 2002 cheguei a trabalhar numa última atualização do livro que acabou nunca sendo publicada. Esta versão, com 20 capítulos e quase 800 páginas está sendo disponibilizada agora para consulta no site. Embora desatualizado, este livro é uma das referências mais completas sobre hardware e manutenção de micros."

http://www.guiadohardware.net/livros/hardware/

CAPÍTULOS:
:. Introdução: Como tudo funciona
:. Capítulo 01: A Evolução dos Computadores
:. Capítulo 02: Processadores, parte 1: Os primeiros processadores
:. Capítulo 03: parte 2: Do MMX ao Pentium II
:. Capítulo 04: parte 3: Os Processadores Atuais
:. Capítulo 05: parte 4: Novos processadores
:. Capítulo 06: parte 5: O Futuro
:. Capítulo 07: Memória RAM: evolução e novas tecnologias
:. Capítulo 08: Placa Mãe, padrões e compatibilidade
:. Capítulo 09: Discos Rígidos
:. Capítulo 10: Placas de Som
:. Capítulo 11: Placas de vídeo 3D
:. Capítulo 12: Monitores
:. Capítulo 13: Vídeo e DVDs
:. Capítulo 14: Gravação de CDs
:. Capítulo 15: Chipsets: modelos e recursos
:. Capítulo 16: Modems e acesso rápido
:. Capítulo 17: Montagem Passo a Passo
:. Capítulo 18: Montagem: parte 2
:. Capítulo 19: Configuração do Setup
:. Capítulo 20: Overclock
:. Capítulo 21: Notebooks e portáteis

fonte: Guia do Hardware

Cronologia da evolução dos computadores

A.C.
~3000 a.C.: os babilônios desenvolvem o ábaco.
~500 a.C.: egípcios e romanos inventam os relógios e a numeração.

D.C.
~200 Base binária para classificar medidas musicais.
~825 Invenção do conceito de algoritmo
~1500 Leonardo da Vinci

1600
1614 John Napier e os logaritmos
1623 Invenção das calculadoras
1644 A Pascalina
1679 Calculadora de Leibnitz

1800
1830 Motor diferencial de Babbage
1834 Engenho analítico
1834 O primeiro programador: Augusta Lovelace
1837 O suporte em papel e o telégrafo
1844 Telégrafo de Morse
1855 George Schuetz
1854 George Boole investiga as leis do pensamento
1856 Primeira ligação transatlântica com cabo
1868 Utilização de teclados QWERTY
1869 O piano lógico de Jeavons
1873 Primeiro motor eléctrico
1874 Primeira máquina de escrever
1876 Graham Bell e o telefone
1881 Aperfeiçoamento de máquinas de lógica mais pequenas
1883 Thomas Edison inventa a lâmpada
1888 Friedrich Reiniitzer descobre o cristal líquido
1892 máquinas de cálculo de Burroughs
1895 Primeira transmissão de Marconi

Década de 1900
1900 Surgimento da memória magnética.
1902 As primeiras tele-impressoras
1906 O tubo de vácuo

Década de 1910
1918 Codificação Enigma da Alemanha

Década de 1920
1920 John Logie Baird (na Inglaterra) e Clarence Hansell (dos Estados Unidos patenteiam a idéia de utilizar matrizes de tubos reflectores ou transparent rods para transmitir imagens - fibra óptica básica
1926 Transístores Pt1

Década de 1930
1931 lógica eléctrica
1936 O Primeiro computador eléctrico de Atanasoff e início dos computadores ABC
1937 Alan Turing

Década de 1940
1940 Lógica Booleana de Claude Shannon
1940 George Stibitz interliga dois computadores via telefone, o que gerou idéias para o primeiro Modem
1941 Tom Flowers
1942 Plankalkül (primeira linguagem de programação)
1943 Descodificação de mensagens secretas alemãs com Colossus
1945 O ENIAC torna-se operacional, inaugurando a primeira geração de computadores.
1948 MIT desenvolve Cibernética
1948 Transístor Pt2
1949 Computador EDSAC utiliza fita magnética
1949 Joseph Lyons inventa LEO

Década de 1950
1950 Primeiro transístor de junção bipolar
1950 Primeiro Modem digital
1951 LEO torna-se operacional
1956 30 RAMAC é lançado
1959 O Circuito Integrado estabelece a sua marca de inovação tecnológica

Década de 1960
1960 Theodore H. Nelson e o hipertexto
1960 Surgimento do sistema Unix baseado no Mutics.
1960 Software Open source
1961 A primeira folha de cálculo eletrônica
1962 O primeiro modem comercial com uma velocidade de 300 Baud
1963 Primeiro mouse
1964 Linguagem de programação Basic
1965 Leis de Moore sobre a capacidade do microchip
1969 ARPANET dá início à Internet

Década de 1970
1971 O primeiro microprocessador, o Intel 4004
1971 Redes LAN sem fios (Wireless)
1971 O primeiro e-mail é enviado
1972 Surgimento das consolas de jogos - Pong
1972 A Xerox inicia o desenvolvimento de uma interface gráfica (GUI)
1972 A Bell Laboratories desenvolve a popular linguagem de programação C
1972 Surge a Ethernet
1973 Formação do clube Home Brew
1973 Gary Kildall inventa o CP/M
1973 Dennis Ritchie reescreveu o Unix na linguagem de alto nível C
1974 A primeira rede ARPANET comercial
1975 MITS Altair
1975 Imsai 8080
1975 Bill Gates e Paul Allen escrevem a primeira implementação BASIC para o MITS ALTAIR
1975 A Microsoft é fundada por Bill Gates e Paul Allen
1976 A Apple lança o Apple 1
1976 Surgem as drives de 5.25"
1977 Xerox introduz o laser 9700
1977 Lançamento da Computerland
1977 Lançamento do Apple II
1977 Lançamento do Z80-A
1977 Lançamento do Commodore Pet
1977 MITS Altair vendida
1977 Terminal ADM-3
1977 A AT&T começou a fornecer o Unix para instituições comerciais da época
1978 A VisiCalc dá início à explosão das folhas de cálculo
1978 A primeira mensagem de spam
1979 A Ashton Tate lança o Dbase
1979 A Apple lança o DOS 3.2

Década de 1980
1980 A primeira drive de 3.5"
1980 SuperCalc, a folha de cálculo para o CPM
1980 Sinclair inventa o ZX80
1980 Lançamento do Apple III
1981 Lançamento do IBM PC
1981 Dá-se início ao desenvolvimento do MS-DOS
1981 Xerox 810 Star, o primeiro WIMP
1981 Nasce a noção do ctrl+alt+del
1982 Commodore 64, o computador caseiro
1982 Protocolo Internet TCP/IP
1982 Hercules Graphics
1982 Lotus 1-2-3
1983 Apple Lisa
1983 ARPANET actualiza-se para TCP/IP
1983 O primeiro ecrã LCD
1984 Modem 9600
1984 Impressão Postscript pela Adobe
1984 Voyetra lança o Sequencer Plus
1984 Psion lança o primeiro organiser
1984 HP pioneira na tecnologia de jacto de tinta
1984 Computador IBM 286 AT com conectores PS/2
1984 Primeiro computador caseiro Amstrad (PCW)
1984 Lançamento do Apple Macintosh
1984 Microsoft Excel
1984 Iniciado o projeto GNU.
1985 Lançamento do Windows 1.0
1985 Surge o primeiro vírus
1985 Monitor JC-1401P3A introduz CRT
1985 Aldus Pagemaker é a primeira aplicação de Desktop Publishing de grande aceitação
1985 Phillips inventa CD-ROM
1985 Introdução do Tandy TRS-80
1986 Amiga lança o modelo 1000
1986 Adopção do standard SCSI
1986 O Atari ST
1986 Lançamento do Amstrad PC1512
1986 SQL (Standard Query Language)
1986 Modem HST U.S. Robotics
1986 JPEG
1987 Windows 2
1987 Placa de som Adlib
1987 VGA traz suporte para 256 cores a uma resolução de 640x480
1987 A Apple desenvolve fontes True Type
1987 Amiga 2000
1988 Internet Worm
1989 Tim Berners-Lee e a World Wide Web
1989 Pornografia pela internet (talvez o início do comércio electrónico?)
1989 Kurt Arkley inicia o desenvolvimento da API do OpenGL
1989 Microsoft Word para Windows 1.0
1989 Lotus inicia desenvolvimento do Lotus Notes
1989 Comunicação Wireless

Década de 1990
1990 Lançamento do WordPerfect 5.1
1990 IDE (Integrated Drive Electronics)
1990 A Adobe lança o Photoshop
1990 Windows 3.0, uma interface gráfica funcional
1990 Início da criação do GNU HURD
1991 Modems com suporte da norma V32 Bis
1991 Nasceu o Linux
1991 Sound Blaster Pro aumenta a parada do áudio
1991 Tecnologia de firewall caseira da SonicWall
1991 MPEG faz o JPEG mexer-se
1991 Adobe Acrobat PDF
1991 IBM OS/2
1991 Windows NT, uma GUI multitarefa nativa
1991 Microsoft Visual Basic estreia-se
1991 Primeira versão do HTML
1992 Lançamento do Kernel do Linux v0.12 sob a GPL
1992 O jogo Wolfenstein deleita os olhos aos jogadores
1992 Palm começa a melhorar os computadores de hand held
1992 Bus VESA
1993 Intel Pentium
1993 Lançamento do jogo Doom
1993 Lançamento do processador i386 e co-processador matemático i387
1993 Mosaic desenvolve o primeiro browser gráfico
1993 Lançamento do Windows NT 3.1
1993 Bus PCI
1994 Lançamento do Kernel do Linux v1.0
1994 SMS traz o texto aos telemóveis
1994 Mosaic lança o Netscape
1994 NetWare Directory Services
1994 Galaxy é o primeiro directório de procura na Internet
1995 O Kernel do Linux v 1.2 é lançado com suporte a Alpha, Spark e MIPS
1995 Microsoft lança o Windows 95 com suporte Plug and Play
1995 Citrix aposta no modelo ASP
1995 Sun lança o Java.
1995 E-Commerce e a Amazon
1995 Microsoft DirectX
1995 Lançamento do Exchange Server 3.51
1996 Lançamento do Debian Buzz ( 1.1)
1996 Kernel do Linux v2.0 suporta SMP e outros processadores
1996 Macromedia introduz Flash
1996 Suite Office para Windows 95
1996 USB (Universal Serial Bus)
1996 Lançamento do Windows NT 4.0
1996 Lançamento do Windows CE 1.0
1996 DVD (Digital Video Disk)
1996 Lançamento do [Debian]] REX (v1.2)
1997 Voodoo lança a placa gráfica 3D
1997 Standard IEEE
1998 CDs graváveis e regraváveis (CD-RW)
1998 Microsoft lança o Windows 98
1999 Lançamento do Kernel do Linux 2.2
1999 Gigabit Ethernet
1999 AMD cria o Athlon
1999 Nvidia lança a primeira GeForce
1999 Os ficheiros de música MP3
1999 Começa-se a falar em P2P (peer-to-peer) devido à Napster
2008 Começa-se a construção de um vídeo sobre a história dos computadores.

2000
2000 Surge o Compaq iPAQ, um porte do MS Windows CE para a plataforma DEC Itsy
2000 MS Windows 2000
2000 MS Windows ME
2000 Lançado o Playstation 2 (Sony)
2000 Mac OS X da Apple. Sistema operativo com interface gráfico baseado em Unix
2000 Bill Gates resigna ao cargo de CEO da Microsoft
2000 Microsoft lança a Xbox
2000 Polêmica do bug do milénio (Y2K Bug)
2001 Lançamento do Kernel do Linux 2.4
2001 Lançamento do primeiro iPod da Apple
2001 Convergência dos telemóveis e PDAs
2001 Assiste-se à criação de formas humanas realistas através da computação gráfica
2001 MS Windows XP
2001 USB2
2002 MS Windows XP SP1
2002 Lançamento do Lindows
2002 Lindows alia-se à Microtel
2002 Lançamento do Kernel do Linux 2.6
2003 Microsoft Office 2003
2003 Surge o Worm Blaster
2003 Multithreading
2003 Motherboard Intel Canterwood
2003 Intel Prescott
2003 Comunicações WiFi
2003 Lançamento do Microsoft Windows 2003 Server
2005 Microsoft apresenta o Windows Vista
2005 Mandrake compra Conectiva e vira Mandriva
2005 Apple anuncia a migração da plataforma Macintosh para processadores Intel
2005 Microsoft lança o Xbox 360, primeiro videogame da sétima geração, que promete se integrar com o PC
2006 Web 2.0
2006 Apple lança o iPod Nano, o menor iPod com tela LCD e o iPod Video, com capacidade de armazenamento de até 200GB
2000 Microsoft lança a Xbox 360
2006 Lançado o Wii (Nintendo)
2006 Microsoft lança o Windows Vista para uso corporativo
2006 Lançado o Playstation 3 (Sony)
2007 Microsoft lança o Windows Vista a uso doméstico

fonte: Wikipédia

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Teclado ? Mouse ? Pra que ?

Chip no cérebro permite controlar computador...
Este será o futuro !?

Veja o vídeo, vale a pena ...
http://pcworld.uol.com.br/videos/2008/04/25/chip-no-cerebro-permite-controlar-computador/

fonte: pcworld

MONITORES: O QUE SÃO E TENDENCIAS FUTURAS


O dispositivo de exibição é o dispositivo de saída mais utilizado de um computador. Quando ele é colocado em um gabinete separado, é chamado de monitor. O monitor fornece retorno instantâneo ao exibir texto e gráficos quando você trabalha ou joga.
Por muitos anos a tecnologia CRT (Cathode Ray Tube ou Tudo de Raios Catódicos) foi dominante na produção de monitores de vídeo, para televisões e computadores. Esse domínio ocorreu principalmente porque os custos de produção da tecnologia tornaram-se baixos devido à grande escala de produção.. Tecnologias como o LCD (Liquid Cristal Display) e o Plasma Display (assim nomeado por usar gazes ionizados para excitar substâncias químicas) substituiram completamente a tecnologia CRT na fabricação de TVs e monitores para computadores pessoais no mercado de consumo dos países mais avançados.

Ironicamente o CRT perdeu seu lugar para o LCD e para o Plasma não apenas por méritos técnicos das novas tecnologias, já que cada uma delas apresenta grandes problemas. As grandes razões por trás do abandono do CRT (que já não é mais fabricado em países como os EUA e Japão) estão na dificuldade construtiva do CRT, na imensa quantidade de materiais gastos (comparado às novas tecnologias bem mais econômicas) e, principalmente, no excesso de peso e grandes dimensões apresentados pelos monitores que usam tecnologia CRT. Entretanto uma tecnologia um pouco mais recente começa a chamar a atenção da indústria. Chamada OLED (Organic Light-Emitting Diode ou Diodo Orgânico Emissor de Luz) essa tecnologia promete suprir os grandes problemas atuais dos dispositivos de vídeo à um custo aceitável para o mercado de produtos de consumo.

O LED (Diodo emissor de luz) é um dispositivo eletrônico composto de materiais metálicos que quando excitado eletricamente emite um faixo de luz de uma freqüência bem específica. O OLED diferencia-se de seu primo por usar em sua construção substâncias eletroluminescentes compostas de Carbono. Ao serem excitadas por uma corrente elétrica essas substâncias emitem luz em uma freqüência determinada por sua composição química. Painéis de vídeo compostos por OLEDs pode ser extremamente finos (como uma folha de papel) e flexíveis (executados em materiais plásticos, como polímeros). Essa possibilidade surge do fato de que as substâncias químicas que compõe o OLED podem ser impressas em um filme plástico (como um documento é impresso em papel) para marcar os pixels. Ao colar outro filme plástico sobre a impressão cria-se pequenas capsulas que aprisionam cada pixel. A aplicação de eletrodos minúsculos à cada célula permite que se leve à ela a corrente elétrica necessária para excitar cada uma das cores primárias que irão compor as imagens. Essa técnica permite a construção de monitores muito pequenos ou grandes, resistentes à água devido à sua natureza plástica, e flexíveis ou até mesmo dobráveis.

As primeiras aplicações de monitores OLED foram em dispositivos móveis, como celulares, PDAs e até mesmo notebooks; onde a pequena espessura e o baixo peso da tela são mais importantes que outros fatores. Entretanto o preço de produção de monitores com essa tecnologia tem caído bastante e hoje já é possível construir telas OLED mais baratas e tão duráveis quanto telas LCD equivalentes. Além da simplicidade construtiva e das vantagens físicas os monitores OLED ainda superam seus rivais em vários aspectos técnicos. Monitores OLED são capazes de criar a cor preta, gerando o chamado “real black” e conseguem taxas de contraste 10 vezes maiores que monitores LCD produzidos atualmente. Não são sucetíveis ao efeito burn-out que agride monitores CRT e Plasma, situação onde a exibição prolongada de uma mesma imagem marca a tela de forma definitiva, sim isso acontece com a maioria das telas de Plasma produzidas hoje em dia. Ainda que uma nova tecnologia de Plasma tenha sido desenvolvida para evitar o burn-out ela resulta em telas mais caras, razão que levou muitos fabricantes a ignorá-la. A rigor, ao comprar uma tela de Plasma, você dificilmente conseguirá saber se aquele modelo específico é resistente ou não ao efeito danoso. Isso pode levar à desagradável situação de, após pagar o valor de uma pequena moto em uma TV, você observar aquele pequeno símbolo da Globo no canto inferior direito da tela durante uma reprodução de DVD.

Além disso o OLED dispensa iluminação de background, necessária nos LCDs, o que o torna a tecnologia mais econômica em termos de consumo de energia disponível atualmente. Além de ser ótimo para dispositivos que operam com baterias isso é um grande ponto a favor da técnica já que a economia de energia é uma preocupação global. O OLED é capaz de reproduzir cores tão bem quanto o Plasma e apresentar um tempo de resposta muito menor que o do LCD. Tempo de resposta é o tempo que um pixel leva para acender, atingir a cor ideal e então apagar voltando ao estado de negro. Quem já jogou games ou assitiu filmes de ação em uma tela LCD entende a importância disso.

Entretanto alguns fatores continuam a atrasar a adoção em massa da nova tecnologia. Mesmo tendo custos de produção mais baixos que outras técnicas o OLED é relativamente recente. Muitas empresas, como a Kodak, que desenvolveram partes importantes da tecnologia, ainda cobram valores excessivamente altos pelas patentes e licenças de produção em busca de ressarcirem seus gastos em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, os altos gastos na implementação das tecnologias atuais ainda não foram completamente amortizados. Muitos fabricantes não desejam tirar seus monitores LCD e Plasma de linha ainda por entenderem que ainda há muito dinheiro a ser feito com esses produtos antes que uma nova tecnologia possa ser levada ao mercado de massa. Entretanto a queda significativa nos preços dos monitores LCD e Plasma verificada em todos os mercados é uma mostra de que, assim que essas tecnologias tornem-se o padrão, estará aberto o caminho para que outra possa ser implementada.
Mas o OLED ainda tem alguns detalhes a resolver antes que seja a tecnologia usada em sua próxima TV. A fragilidade dos filmes plásticos, que se rompidos inutilizam o monitor, é uma delas. A durabilidade dos compostos, especialmente os que reproduzem freqüências azuis, é outra. Entretanto parece claro que é o OLED a tecnologia que irá assumir o lugar do LCD e do Plasma no futuro, por unir as qualidades de ambos e ainda apresentar características que nenhuma delas pode reproduzir.


Os fãs do Filme Minority Report, onde Tom Cruise acessava dados no ar em um monitor transparente. Vão poder apreciar o que os pesquisadores alemães desenvolveram nos seus laboratórios, um monitor OLED (Organic Light-Emitting Diode ou diodo orgânico emissor de luz), totalmente transparente.
O Monitor foi desenvolvido na Universidade Técnica de Braunschweig localizada no Estado da Baixa-Saxônia na Alemanha. Os alemães usaram TFTs transparente (thin-film transistors), compostos por camadas de: óxido, zinco e estanho com 100 manômetros de espessura o que transmite mais de 90% de luz visível.

O monitor transparente só se tornou realidade, graças ao chefe físico Thomas Riedl, onde ele diz que os primeiros protótipos dos monitores transparentes Oled, estarão disponíveis no mercado em dois anos. Thomas Ried diz que os Monitores Transparentes poderão ser usado para fornecer informações sobre um paciente para os cirurgiões ou até mesmo empregado nos retrovisores de carros, que permite que o condutor do veículo receba instruções enquanto dirige, os possíveis empregos dos monitores transparente são infinitas.